quinta-feira, 11 de novembro de 2010

DE 1975 A 2010, TAL COMO 7 E 7 SÃO CATORZE 30 E 5 SÃO 35


Estes 35 anos coincidem com os 35 anos do meu primo, aquele primo que quando eu era miúdo sonhava ser presidente de Angola. Aquele primo aquém o outro primo dizia que não havia necessidade de estudar porque já existia um presidente. Mais grave  ainda, porque ele não era filho do presidente, pois filho de peixe é peixe - nas suas palavras…  

Fico triste porque o meu segundo primo, seguindo este lema, não estudou e continua no obscurantismo, nas trevas sem conseguir perceber os problemas que hoje se impõem para a nossa nação. Mas sinceramente ele é feliz, ao seu jeito, pois não se sente impotente por querer contribuir e não poder, porque ele  não tem contribuição a dar. Mas fico triste porque na realidade acho que ele tinha razão, digo acho, porque existe ainda muita água a correr por baixo da ponte. Todavia, acredito que quando eu chegar aos 35 anos de idade este clima de incerteza e de dúvidas, em relação a profecia do meu segundo primo, já terá acabado...
Viva Angola viva a nossa nação…
Como dizia o Camarada neto a luta continua e a vitória é certa, mas meus irmãos espero que por estes dias já tenham percebido o que o Manguxi queria dizer. Pois, a luta é o esforço que fazemos diariamente para nos mantermos vivos e tentarmos progredir na vida, a luta agora é feita no mercado de trabalho onde temos diversos exércitos para integrar, Já não é como antigamente, no tempo do partido único, agora tu podes escolher lutar pelo BAI, pelo BFA, pela KPMG, pela ENDIAMA, pela UCAN, pela UNIA pela Sonangol ou mesmo pela NCR. Mas podes crer que ninguém te apontará o dedo se quiseres ir ao Ministério da Defesa, porque hoje até as forças armadas dispensam os recenseados - já não temos espaço - foi o que me disseram quando completei os meus 24 anos de idade e como cidadão patriota que sou, à semelhança dos meus contemporâneos, fui alistar-me para integrar a corporação. Hoje a recruta é feita nas salas de aulas, onde está tudo repartido por especialidades - tal como advogava Adam Smith na sua obra a riqueza das nações…
É nossa angolé é nossa angolaaa, Angola dos roboteiros Angola dos taxistas Angola das zungueiras- na vós de Dog Murras. É é o nosso pais a progredir, alguns a cantarem e outros a dançar. É o nosso pais com economistas a serem formados na Europa na América e até na China. Mas podem ter a certeza que nem entre os economistas nem entre os novos marines que a BP envia para Uk, ou nos bolseiros da Sonangol o meu primo não está presente…
Angola avante revolução pelo poder popular, pátria unida liberdade um só povo e uma só nação. Mesmo com os cabindas a reivindicarem a sua independência esta frase ainda vale, sem dizer que os miúdos lá na escola “prime de Maio” ainda dizem : de Cabinda ao Cunene e do Mar ao Leste. Quêm é do meu tempo sabe do que falo…
Finalmente, acho que o criador do  " blogger" não eperava que o seu instrumento fosse parar às mãos  de pessoas, como eu, que não sabem a utilidade das coisas e que postassem textos deste género aqui. Mas de uma coisa ele pode ter a certeza esta ferramenta fará com que a minha mensagem chegue aqueles que como eu, e o meu primeiro primo, sempre tiveram e continuam a ter uma esperança, porque como diz o velho ditado a esperança é a última a morrer e enquanto há esperança há vida, e acrescento mais, enquanto há vida há esperança ....

35 anos de independência + 35 anos de farra vindoura = boa vida, meu povo desfrutemos do nosso pais............

Tenho dito.....................


Sem comentários:

Enviar um comentário